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Falhas - O gerenciamento do Risco

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Há um grande segredo, ainda não dito, escondido e pouco   comentado, para que se preste um excelente serviço.

Esse segredo é dado   pela A Premissa das FALHAS.

  
As falhas são indesejáveis, devem ser evitadas a todo e qualquer   custo, e como já sabemos o que sempre acontece depois da falha: "ERREI !!! E AGORA?",   ninguém deve esperar menos do que 100% de acerto na área de serviços - este é   o primeiro segredo dos serviços de recuperação: só aceitar metas de 100% de   acerto! Mas as falhas chegam e quando chegam é necessário, é imprescindível   que você tenha um serviço de recuperação, um excelente serviço de recuperação.
  
Você também deve aproveitar as falhas para verificar o   processo, o recrutamento, a motivação e o treinamento.

Mas isso não é tudo! Há uma premissa que precisamos cuidar e   muito, essa premissa até parece, inicialmente, um contra-senso, mas não é,   essa premissa que permite que se cuide, que se planeje, que se estabeleça o   serviço de recuperação. É necessário planejar o serviço de recuperação, é   necessário prever as falhas e o que fazer em cada caso.
            
O pavimento do caminho do sucesso é feito pelo     planejamento das falhas!
               
Você, e todos os que trabalham na área de serviços, não   querem falhas! Mas as falhas, elas virão, SEMPRE!
  
Quando o erro chega, ao invés de se ficar   "vendido", refém de uma situação desagradável, surpreso, com   atitude de culpa, ou ainda nas mãos de pessoal inexperiente de contato com o   público, que ocasiona, vivencia ou produz o erro e a falha, planeje, programe   e treine todo o pessoal para todos e quaisquer erros ou falhas que possam vir   a ocorrer:
                
O PLANEJAMENTO DAS FALHAS
                        
1.Faça um fluxo detalhado das diversas  possibilidades de atendimento que sua empresa disponibiliza para os seus  clientes.
         
2. Verifique, em todos os fluxos, o que pode vir  resultar em uma falha, perceptível pelo cliente.
                   
3.Cooloque, no processo de prestação de serviços, controles para verificar a ocorrência dessas possíveis falhas.
                       
4. Na detecção de falhas, tenha programado um  serviço de recuperação irrepreensível para cada possibilidade de falha.
                    
5. Falhas imprevistas devem ser adicionadas ao  planejamento - aprender com a prática.
                     
6. Treinar exaustivamente o pessoal - e você -  para a ocorrência de falhas, e as atitudes e comportamentos mais    apropriados a cada situação.
                       
7. Adaptar constantemente o processo de prestação do serviço, o planejamento das falhas e o treinamento às condições da     realidade encontradas no dia a dia.
             
8. Apreender com o erro, partilhar entre os  empregados as atitudes e comportamentos que resultaram em sucesso nos serviços de recuperação.
                      
9.Reavalie constantemente, visando a integração  do processo de prestação dos serviços, do treinamento, da política  motivacional e do recrutamento de pessoal.
                        
10. Atenção, muita atenção aos detalhes, a todos e  quaisquer detalhes.
            
Só a vigilância constante e a união de todos os empregados   na detecção das falhas permitem o planejamento consistente de um serviço de   recuperação efetivo.

 



A Competição

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A Premissa da COMPETIÇÃO é conhecida, na sua   essência, por praticamente todos os empreendedores. A grande maioria, quando   defrontada com esta lei, diz e afirmam conhecê-la!
  
Mas, é aquela história, sempre tem um MAS! Mas é a   mais esquecida das premissas .
E o custo do esquecimento desta premissa é sua   empresa ficar parada.
Hoje, quando uma empresa não progride, fica comendo   poeira das que estão, em disparada, disputando seu pedaço de fatia do   mercado. Ficar parado significa ficar para trás!
  
Vamos a A  Premissa da    COMPETIÇÃO:
                
                      
Premissa da COMPETIÇÃO
                      

Sem vantagem competitiva não há competição!

Pois é isso mesmo, ou você tem um diferencial   percebido pelos seus clientes ou você está fora da luta pela participação no   mercado.
  
E o mercado é cruel, a empresa que não agrega valor a   acionistas, clientes e empregados está com os dias contados, morreu e só   falta enterrar, se já não estiver enterrada. Sem vantagem competitiva   quaisquer empresas estão fadadas à morte!
  
E a  A Premissa da COMPETIÇÃO  serve de alerta a   vários empreendedores adormecidos:
                
              
Sem vantagem competitiva sua empresa não compete,     sobrevive!
                      

Esta premissa diz que sobreviver, fechar as contas por   mais um dia, não resolve.
  
  É necessário que sua empresa agregue valor para:
  
- os empregados, pois estes produzem o que seus clientes   compram.

- os clientes, é necessário agredir o mercado com ofertas   que o mercado deseja, almeja, necessita, clama ...
  
- os acionistas, sob a forma de retorno do capital, que traga lucro para o   acionista, afinal lucro é o sangue de qualquer empresa
  
- a sociedade, como um membro desta, co-participante da construção de um   mundo melhor!
  
Portanto, encontre vantagens competitivas,   algo que não seja facilmente reproduzido ou copiado pelos seus concorrentes,   algo que sua empresa esteja capacitada a fazer, algo que o mercado busca e   quer, e entre na luta por aumentar sua participação neste mercado, entre   na competição!





O Espelhamento

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O ESPELHAMENTO é "quase" infalível.
 
Só não é infalível porque na há alguns aspectos da vida que se sobrepõem.
 
Nas aplicações área de produtos ela não se aplica totalmente. Há alguns fabricantes que podem sobreviver sem seguir esta lei. Mas somente até a chegada da concorrência e da cidadania.
         
 
        
O ESPELHAMENTO
            
        
A vida é um eco, se você não está satisfeito com o que   está recebendo, verifique o que você está emitindo.
            
        
       

Essa mesma Premissa do ESPELHAMENTO também é demonstrada em um mandamento que eu aprendi a ler como um ensinamento:
         
 
        
O ESPELHAMENTO
            
        
Você ama o seu próximo como você ama a si próprio.
            
        
       

Mas na área de serviços a A Premissa do ESPELHAMENTO infalível:
         
 
        
O ESPELHAMENTO  
            
        
O jeito que você trata os seus empregados
  é o mesmo jeito que seus empregados tratarão seus clientes.
            
        
       
Uma extensão da  Premisa do ESPELHAMENTO pode ser vista na figura abaixo


  
                
VAE
              
onde: valor agregado ao empregado;
                                

VAC
              
              
valor agregado ao cliente;
                                
VAA
              
              
valor agregado ao acionista;
                                

VAS
              
              
valor agregado à sociedade.
                                

  
Ou seja:
  
- o empregado satisfeito agrega mais valor ao cliente,
  
- o cliente, por sua vez, compra e repete compras,   produzindo lucros,
  
- os lucros agregam valor aos acionistas;
  
- a empresa, por sua vez, com o empregado satisfeito, o   cliente satisfeito, o acionista satisfeito, é uma empresa responsável   socialmente, participa da construção de uma sociedade melhor.
  
Dentro dessa corrente virtuosa cria-se uma parceria onde   toda a sociedade ganha!
  
Este é o segredo das empresas perenes!  
  
  A perenidade deveria ser o objetivo primeiro e único de todas e quaisquer   empresas. Infelizmente vivemos em uma sociedade que confunde necessidade com   finalidade, e o lucro passa a ser o fim, quando é um simples meio de atingir   a perenidade.
  
Focar a perenidade e não o lucro pode ser a diferença   entre o sucesso e a falência.
  
O Paradoxo é que o LUCRO é a raiz da solução de toda   EMPRESA e que por sua VEZ só terá razão de existir se conseguir estar perene   em suas atividades.
       



Qualidade SEMPRE

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    Houve uma época em que qualidade era assunto do momento, só se falava em qualidade. Hoje, a qualidade não deixou de ter sua importância, muito pelo contrário, é cada vez mais importante, essencial, mas quem perdeu o bonde àquela época, ficou para trás!
 
    Há um detalhe, para variar, muitas vezes esquecido, que é o lado das pessoas, é o lado humano da qualidade (recomendo ler livro "A QUALIDADE começa em MIM”, de Tom Chung). Toda e qualquer qualidade começa e é derivada da qualidade pessoal!
 
    Essa é a PREMISSA DA QUALIDADE! A qualidade você pode encontrar em produtos, serviços e pessoas, mas a origem de toda e qualquer qualidade ...
         
        
A PREMISSA DA QUALIDADE
            
            
        
Toda e qualquer qualidade
  começa com uma só qualidade,
  a qualidade pessoal.
            
        
       
Esta PREMISSA DA QUALIDADE, não haver separação em vida pessoal, vida profissional, vida familiar e vida social. Você é uma pessoa una, íntegra, inteira.
 
Você é uma pessoa "camaleão". Você assume vários papéis ao longo do dia, e em cada papel a PREMISSA DA QUALIDADE se aplica.
 
A PREMISSA DA QUALIDADE exige de cada um de nós, coerência, consistência e flexibilidade. Coerência e consistência com relação aos propósitos, à ética. Flexibilidade com relação à ação.
 
Há uma abrangência a PREMISSA DA QUALIDADE, importantíssimo, a ser ressaltado, principalmente para as pessoas da área de serviços (quem trabalha especificamente com serviços ou os presta a outras pessoas ou organizações):

"QUEM É BOM JÁ NASCE FEITO"   descubra em que você é BOM




O MIX de Produtos

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O MIX de PRODUTOS

Quando se abre um negócio temos que pensar no   mercado que vamos atender.
  
Não importa o que você gosta, o que importa é o   mercado que você vai atender.
  
Você tem que focar, antes de abrir o seu negócio,   o que você gosta, e abrir seu negócio com algo que seja agradável para você. Mas depois de abrir, não importa mais o que você gosta, o que vale é   o que o cliente quer, o que o mercado demanda!

Eu apresento O MIX de PRODUTOS:
Para abrir uma sapataria é  necessário que se tenha SAPATOS!

O Negócio Sapataria reflete essa   realidade translúcida, que muitos se esquecem, em um comportamento   míope: sem sapatos não como abrir uma sapataria. Esse   comportamento, frequentemente, é fatal para a sobrevivência do negócio.
  
Esta também é uma lei inexorável!
  
Portanto para:
  
  • cada número de sapato que você não tenha;- para cada tipo de sapato que você não tenha;
  • para cada cor de sapato que você não tenha;
  • para cada acessório que você não tenha;
  • o cliente vai buscar no concorrente!
  
Cada vez que o cliente vai buscar no concorrente   porque não encontrou na sua loja:
  
  • o seu lucro diminuiu,
  • diminui a percepção favorável do seu cliente quanto à variedade da sua   loja,
  • aumenta a satisfação do seu cliente com o concorrente,- melhora a propaganda boca a boca do seu concorrente (e piora a sua), e esse conjunto de fatores faz com que seu   negócio, ao longo do tempo, possa definhar, desaparecer, sumir.

Pode parecer absurdo, mas a realidade nos informa   seguidamente que, enquanto na natureza:
  
Jaboticabeira só dá jabuticaba!
  
no mundo dos negócios:
  
Nem sempre padaria tem pão, nem sempre churrascaria tem carne!

E o seu negócio, como você vai montar o seu   negócio?
  
  • O seu negócio tem o que deve ter?
  • O seu negócio tem o que o mercado demanda?
  • O seu negócio tem o que os seus clientes querem,   buscam ou desejam?

  
 



O Mote GRATUITO

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O Mote GRATUITO
       
 

Vou levar de Graça.

  
Esta é uma premissa inexorável!
  
Ela está presente em todos os aspectos da nossa   vida. Nós podemos até não ter percebido, mas ela caminhou sempre junto com   quaisquer escolhas que cada um de nós fizemos.
  
Essas escolhas podem também ser as estratégicas   para a sua empresa.
  
Mas podem ser também as nossas escolhas pessoais,   as escolhas na vida, no dia a dia de cada um de nós.
  
Por este motivo ela precisa ser conhecida de   todos.
  
Eu apresento a   A Premissa "Vou Levar de Graça"
                
              
                      
              
A Premissa "Vou Levar de Graça"
                      
              
                      
              
Não tem nada de graça!
                      
              
              
Esta premissa diz que nada é de graça.
  
Não é de graça nem ao menos ganhar na loteria! E   eu não estou falando só do preço do jogo, não!
  
Eu estou falando também do custo que os   ganhadores tem que assumir após ganharem na loteria: os amigos de longa data,   os parentes que sempre adoraram o ganhador, os pedidos, as instituiçòes de   caridade, etc. e tal.
                
              
                      
              
Não há benefício sem custo!
                      
              
              
Este aspecto de que toda escolha (benefício)   envolve um custo é bastante importante para a determinação da escolha da   estratégia de qualquer empresa, qualquer que seja a estratégia escolhida.
  
Nas suas escolhas pessoais, ao longo da sua vida,   essa lei também funciona para todas e quaisquer escolhas que você fez, está   fazendo e fará. Funciona para você e para cada um de nós!
  
Esta informação deste artigo ajuda você a determinar o curso e o   custo das suas escolhas, que é a base deste site, informação para dar   suporte à ação!
  
"Você tem o direito de julgar seu próprio   comportamento, pensamentos e emoções, e assumir a responsabilidade por seu   início e conseqüências sobre você mesmo."

       



Negociando a EXPECTATIVA

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NEGOCIAR a EXPECTATIVA mexe com as pessoas!

Negociar a Expectativa é a que mais mexe com as pessoas, pois tira a desculpa que   sempre se coloca sobre o outro, que sempre tem as costas largas, e coloca a   carga onde deve estar: em cada um de nós!

A tarefa indelegável, de todos e quaisquer   líderes, é a tarefa de recrutamento do seu pessoal, pessoal esse a quem ele   vai confiar as ações para alcançar os resultados negociados e esperados.

Esse líder pode exercer sua autoridade e delegar   o recrutamento, mas a responsabilidade continua sendo dele, sempre dele. Se   algo der errado, ele confiou e delegou o recrutamento para alguém no qual não   podia confiar. Porisso também o exercício da liderança é tão solitária!

Vamos à premissa, antes de mais nada!

                      
  
Ao NEGOCIAR a EXPECTATIVA
     
            
       
O outro só consegue ser o que êle é,
    êle não vai ser o que você quer que ele seja,
    a menos que você negocie com ele uma mudança.
    
    
    
Mas essa lei serve para nós também, simples   mortais. Se nossos parentes, filhos e filhas, esposos e esposas, namorados e   namoradas, cunhados e cunhadas, não atendem aquilo que esperamos, o problema   é nosso!

Cabe a nós, tão somente a nós, negociar as   expectativas ou abandonar a relação e iniciar novo recrutamento, quando for o   caso, já que filho e filha, irmão e irmã, pai e mãe, não se escolhe.

Podemos também fechar a nossa porta, por a culpa   nos outros e fingir que está tudo bem conosco, quando nada está bem, com cada   um de nós, que tomamos atitudes semelhantes a esta:
  

O outro só consegue ser o que ele     é,
    as suas expectativas são suas!
    
Ou seja, as suas expectativas serão somente suas,   e o outro não precisa atendê-las, a menos que você compartilhe essas suas   expectativas e negocie com o outro.
  
No entanto a aplicação da PREMISSA NEGOCIAR a EXPECTATIVA abre uma   porta, oculta e fechada a sete chaves por muitas pessoas, porque há medo,   muito medo de abrir essa porta: a solicitação e negociação da mudança no   outro abre a porta da solicitação e negociação da mudança em mim!
  
É fácil reconhecer pessoas que mantém essa porta   fechada a sete chaves, são aquelas pessoas que reclamam demais dos outros,   que o outro isso e aquilo. São pessoas, que inferiorizadas pela sua rigidez,   pelo seu medo de mudar, pela sua falta de adequação, enxergam nos outros a   sua fraqueza de encarar a mudança!
  

Ao NEGOCIAR a EXPECTATIVA

              
O problema nunca é o outro, o     problema é seu,
     
ou a sua negociação falhou
 ou você recrutou mal!
   
   
Mas deixando de falar mal dos outros, - pois isto   reflete o que eu sou -, vejamos o que essa premissa nos diz para aplicação na área   administrativa.
  
Essa premissa deixa em nosso colo todo e   qualquer problema que antes julgávamos estar no colo dos outros ... mas abre,   escancara a porta da negociação para uma harmonia interpessoal mais   proveitosa e proativa.

Essa harmonia interpessoal pode ser aplicada no   ambiente de trabalho, em nossa casa, nas negociações empresariais e pessoais,   nas suas compras, na sua vida!
  
Até uma próxima vez!

       



O Contínuo Melhorar

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     Um dos conceitos mais abrangentes e úteis, que a área da qualidade nos deixou, é a melhoria contínua.
 
Este conceito, aplicado às pessoas, produz maravilhosas realizações, verdadeiras transformações ou revoluções.
 
A premissa "O Continuo Melhorar" é uma tarefa diária, simples e fácil. O resultado desta tarefa simples e diária acaba por levar qualquer pessoa, ao cabo de 90 dias, a dobrar aquilo que ela está melhorando.
 
Antes de mais nada vamos à essa Indicação

 
 
Isto mesmo, se você se propuser a melhorar:

 
  • a quantidade do que você lê;
  • a quantidade do que você escreve;
  • a qualidade do que você faz;
  • a qualidade do seu estudo;
  • a atenção ao que você valoriza;
  • a atenção às pessoas queridas;
  • o seu desempenho;
  • os resultados obtidos;

 
E o mais importante é que isto só depende de você e os resultados são garantidos. Que tal começar a experimentar agora?
 
Qual é o aspecto do seu comportamento, das suas atitudes, das suas habilidades, que você gostaria de praticar uma melhoria contínua em você?

 
Ao final de um ano você terá melhorado 3.778%, ou seja multiplicado sua capacidade, seja ela qual for, por mais de 37 vezes!
 
É um bom desafio e um resultado excelente!
 
O que você gosta de fazer? No que você se dá bem?
 
Melhore aquilo que você é naturalmente bom e tem facilidade de aprender. Melhore continuamente. Este é o caminho para você ser insuperável e obter a sua felicidade: fazer muito bem feito o que gosta de fazer, o que lhe dá satisfação fazer.

 
  • Fazer.
  • Fazer com paixão.
  • Fazer muito bem feito!
  • O que você está esperando?
  • Supere-se!
 
 


 
         

       
       



As Premissas no Marketing

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As Premissas no Marketing

 
 
 
 
 O Gosto Que Não Se Discute!
 


Experiência versus FÉ
 
 

O Gerenciamento do Risco
 
A Interação Pessoal
 
O Rastro

 Enfim o SUCESSO



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